Conquistando corações e mentes: um estudo da repercussão do "Dia de Anchieta" na mídia impressa (1965-1968)
Palavras-chave:
“Dia de Anchieta”, imprensa, Ditadura Militar, relação Igreja e Estado, processo de beatificação,Resumo
Este artigo procura analisar a repercussão que o “Dia de Anchieta”, instituído pelo marechal Castelo Branco em 1965, teve na grande imprensa brasileira dos anos de 1965 a 1968. Através da análise dos artigos jornalísticos, percebemos que o empenho de padres e leigos católicos pela instituição dessa data em 1965 consistiu, na verdade, numa estratégia para que estes obtivessem o apoio dos militares e, principalmente, recursos financeiros para a dispendiosa causa da beatificação do missionário jesuíta, que vinha se arrastando desde o século XVII e que teve êxito apenas em 1980, pela ação do papa João Paulo II.Downloads
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Publicado
18-06-2010
Como Citar
KASPER, R. Conquistando corações e mentes: um estudo da repercussão do "Dia de Anchieta" na mídia impressa (1965-1968). Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 6, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/10125. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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