Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências: uma síntese a partir da gestão do conhecimento

Marlene Aparecida da Silva Gonçalves Zangiski, Edson Pinheiro de Lima, Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa

Resumo


As organizações estão operando em um ambiente altamente dinâmico e competitivo, tais aspectos caracterizam a “economia do conhecimento”. A aprendizagem organizacional e a formação de competências constituem processos de grande importância para a manutenção e desenvolvimento da competitividade. O objetivo deste artigo é estudar as relações que se estabelecem entre formação e desenvolvimento de competências e aprendizagem organizacional, tendo como contexto as definições estabelecidas pelo desenho ou projeto organizacional. A pesquisa é de natureza teórica e visa construir, a partir da literatura, um quadro conceitual que identifique as relações que se estabelecem entre a formação e desenvolvimento de competências e a aprendizagem organizacional, sendo estas relações mediadas pelo projeto organizacional. O desenvolvimento conceitual do artigo fundamenta-se na articulação de elementos como o conhecimento organizacional, aprendizagem organizacional, competências organizacionais e o projeto organizacional, para formar como produto do artigo uma síntese, na forma de um framework, que represente as relações entre aprendizagem e competências.

Palavras-chave


conhecimento organizacional; aprendizagem organizacional; competências organizacionais; projeto organizacional.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.7787