Sistema Estadual de Avaliação Participativa no Rio Grande do Sul: uma análise a partir das instituições

Autores/as

  • Mariângela Bairros Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Souza Marchand Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Gestão Educacional, Políticas Públicas, Neoinstitucionalismo.

Resumen

Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da FACED/UFRGS e trata da Análise e Avaliação Externa de Processos e de Resultados Atinentes à Avaliação Institucional Participativa do Sistema Estadual de Avaliação Participativa – SEAP/RS. O objetivo é verificar de que forma as instituições influenciam ou determinam as ações de aplicação de uma política pública educacional. Apresentamos, a partir de uma amostra, a avaliação do processo de implementação do SEAP em seis escolas da rede estadual do RS, utilizando instrumental teórico de análise derivado do neoinstitucionalismo. A partir das entrevistas, consideramos que este processo conseguiu, efetivamente, envolver gestores, professores e comunidade escolar na gestão das políticas educacionais.

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Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Bairros, M., & Marchand, P. S. (2016). Sistema Estadual de Avaliação Participativa no Rio Grande do Sul: uma análise a partir das instituições. Políticas Educativas – PolEd, 9(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/69687