Sistema Estadual de Avaliação Participativa no Rio Grande do Sul: uma análise a partir das instituições

Mariângela Bairros, Patrícia Souza Marchand

Resumen


Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da FACED/UFRGS e trata da Análise e Avaliação Externa de Processos e de Resultados Atinentes à Avaliação Institucional Participativa do Sistema Estadual de Avaliação Participativa – SEAP/RS. O objetivo é verificar de que forma as instituições influenciam ou determinam as ações de aplicação de uma política pública educacional. Apresentamos, a partir de uma amostra, a avaliação do processo de implementação do SEAP em seis escolas da rede estadual do RS, utilizando instrumental teórico de análise derivado do neoinstitucionalismo. A partir das entrevistas, consideramos que este processo conseguiu, efetivamente, envolver gestores, professores e comunidade escolar na gestão das políticas educacionais.


Palabras clave


Gestão Educacional; Políticas Públicas; Neoinstitucionalismo.

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ISSN Electrónico: 1982-3207

Qualis/Capes: Educação B2

 

Periodicidad – Semestral

 

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