Em Busca do Direito à Informação: por que os alunos de escolas públicas não conhecem as políticas de inclusão do ensino superior?

Autores/as

  • Jade de Barros Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Empoderamento, Equidade, Informação, Sistema de Cotas.

Resumen

O objetivo do presente artigo foi versar sobre a política de reserva de cotas (cotas) no ensino superior e descobrir o nível de informação de alguns alunos do ensino médio a respeito dessa medida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O foco da pesquisa foram os alunos de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre e foram aplicados trinta e seis questionários. A partir da análise das trajetórias dos alunos observou-se que a maioria dos alunos poderia concorrer ao sistema e desejava cursar o ensino superior. Apesar de eles serem o público alvo da política, não a conheciam e não pensavam ter direito a ela. Verificou-se que os alunos não estavam empoderados de seu direito de concorrer às vagas reservadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Barros, J. de. (2015). Em Busca do Direito à Informação: por que os alunos de escolas públicas não conhecem as políticas de inclusão do ensino superior?. Políticas Educativas – PolEd, 8(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/56218

Número

Sección

Jóvenes Investigadores