Comunidades de Aprendizagem: compartilhando experiências em algumas escolas brasileiras

Autores/as

  • Adriana Fernandes Coimbra Marigo UFSCAR
  • Fabiana Marini Braga
  • Francisca de Lima Constantino
  • Raquel Moreira
  • Roseli Rodrigues de Mello
  • Vanessa Cristina Girotto
  • Vanessa Gabassa

Resumen

O artigo apresentado versa sobre a experiência educativa vivida pelas Comunidades de Aprendizagem na cidade de São Carlos, interior de São Paulo/Brasil. Trata-se de uma proposta educativa que propõe a transformação social e cultural de escolas e seus bairros, na busca de uma convivência respeitosa entre todos (as) e da superação do fracasso escolar. Tal proposta é baseada no conceito de aprendizagem dialógica, formulado a partir das elaborações de Freire e Habermas. Nasceu em experiências educativas da Espanha, acompanhadas pelo Centro de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona, e vem sendo desenvolvida no Brasil desde 2003 pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), da Universidade Federal de São Carlos. No artigo apresentam-se as Comunidades de Aprendizagem que foram assumidas enquanto programa de governo do município de São Carlos, com seus limites e possibilidades.

 

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Publicado

2011-09-01

Cómo citar

Marigo, A. F. C., Braga, F. M., Constantino, F. de L., Moreira, R., de Mello, R. R., Girotto, V. C., & Gabassa, V. (2011). Comunidades de Aprendizagem: compartilhando experiências em algumas escolas brasileiras. Políticas Educativas – PolEd, 3(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/22723