Avaliação da qualidade social da escola pública: delineamentos de uma proposta referenciada na formação humana

Regiane Helena Bertagna, Mara Regina Lemes De Sordi, Luana Costa Almeida, Rosangela de Souza Bittencourt Lara

Resumen


Este artigo tem como objetivo apresentar o percurso para a construção de dimensões da qualidade social da escola pública referenciada em princípios da formação humana, com vistas a processos avaliativos participativos. Por meio de pesquisa de abordagem qualitativo-colaborativa, pesquisadores de universidades e profissionais de uma rede pública de ensino do interior do Estado de São Paulo, formularam/selecionaram onze dimensões de qualidade social que consideram essenciais para a construção da formação humana. Tais dimensões foram traduzidas em verbetes que favorecessem os entendimentos para orientar o trabalho das escolas e foram descritas sob a forma de ações passíveis de serem desenvolvidas nessas instituições de ensino, sem a pretensão de seu esgotamento. Os resultados desse exercício de sistematização buscam subsidiar os processos avaliativos nas escolas, vislumbrando a força indutora da avaliação como meio de balizar as dimensões de qualidade social desejadas para efetivação da formação humana almejada.

Palabras clave


qualidade social; escola pública; avaliação institucional participativa; formação humana

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))


Copyright (c) 2020 Regiane Helena Bertagna, Mara Regina Lemes De Sordi, Luana Costa Almeida, Rosangela de Souza Bittencourt Lara

ISSN Electrónico: 1982-3207

Qualis/Capes: Educação B2

 

Periodicidad – Semestral

 

La recepción de artículos se caracteriza por su flujo continuo sin que sea posible preveer la fecha de su publicación.


This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY-NC 4.0).