Proveniência dos depósitos de areia do rio Jacuí (RS), utilizando a análise de minerais pesados

Autores

  • Tamara F. MACHADO PPGGEO - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Marcus V. D. REMUS DEMIPE - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.35166

Palavras-chave:

minerais pesados, proveniência sedimentar, rio Jacuí

Resumo

Este artigo discute a origem dos depósitos arenosos atuais do rio Jacuí, no sul do Brasil. O Jacuí constitui o principal rio do Estado do Rio Grande do Sul e contém os principais depósitos de areia utilizados na indústria de concreto do estado. O rio Jacuí e seus afluentes drenam as mais diversas áreas-fonte, com diferentes idades e associações litológicas, incluindo as rochas do Escudo Sul-riograndense (Pré-Cambriano), da Bacia do Paraná, onde está incluída a Formação Serra Geral (Cretáceo), e da Formação Tupanciretã (Terciário). As amostras foram coletadas de sedimentos fluviais em transporte para a análise de minerais pesados, ao longo do curso principal do rio e de seus principais afluentes. Os resultados demonstram uma grande diversidade de minerais pesados, incluindo: granada, turmalina, hornblenda, zircão, apatita, estaurolita, opacos (magnetita, ilmenita, hematita e pirita) e, minoritariamente, rutilo, piroxênio (hiperstênio principalmente), cianita, sillimanita, andaluzita, titanita, actinolita e tremolita. Esta assembleia de minerais pesados indica que a área-fonte principal dos sedimentos é o Escudo Sul-rio-grandense, proveniente dos afluentes da margem direita do Rio Jacuí. As rochas sedimentares da Bacia do Paraná também constituem uma importante área-fonte para os sedimentos. As rochas vulcânicas da Formação Serra Geral e as sedimentares fluviais da Formação Tupanciretã fornecem uma menor contribuição. Uma redução pequena, mas consistente, dos índices ATi e GZi ao longo do curso principal do rio, de montante para jusante, indica que os sedimentos sofreram decréscimo destes minerais ao longo da planície aluvial possivelmente devido ao intemperismo. Os valores do índice ZTR e ARi são relativamente constantes ao longo do rio principal. Além disso, o ARi é relativamente baixo. Os valores consistentes destes índices indicam uma forte contribuição dos afluentes do rio Jacuí. A assinatura de minerais pesados do rio Jacuí poderá ser utilizada para avaliar a contribuição dos sedimentos do rio no preenchimento da porção mais jovem da Bacia de Pelotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamara F. MACHADO, PPGGEO - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Geóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em dezembro de 2008. Mestranda desde março de 2009 pela mesma instituição, na área de Estratigrafia. Término do mestrado previsto para fevereiro de 2011.

Marcus V. D. REMUS, DEMIPE - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado Sandwich em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e University of Western Austrália (1999). Intercâmbio científico com a Alemanha (Stuttgart University) com realização de misão de trabalho junto ao Institut für Mineralogie und Kristallchemie, Stuttgart. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geocronologia SHRIMP, geoquímica, proveniência, metalogenia, geoquímica isotópica e petrologia metamórfica. Coordenador do Comitê Científico de Geociências da FAPERGS até 2011-1; consultor Ad hoc do CNPq, FAPESP e de diversas revistas científicas: Gondwana Research, Journal of South American Earth Sciences, Journal of Sedimentary Research, Revista Brasileira de Geociências.

Downloads

Publicado

2011-12-31

Como Citar

MACHADO, T. F., & REMUS, M. V. D. (2011). Proveniência dos depósitos de areia do rio Jacuí (RS), utilizando a análise de minerais pesados. Pesquisas Em Geociências, 38(3), 269–282. https://doi.org/10.22456/1807-9806.35166