Caracterização de depósitos sedimentares recentes da porção superior da Baía de Marajó (margem leste do estuário do Rio Pará, Amazônia)

Autores

  • Silvio E. M. MARTINS Universidade Federal do Oeste do Pará/ Instituto de Engenharia e Geociências
  • Amilcar C. MENDES Museu Paraense Emílio Goeldi/ Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.26382

Palavras-chave:

Amazônia, sedimentologia, hidrodinâmica

Resumo

Este trabalho objetiva caracterizar a distribuição superficial de sedimentos de fundo do baixo curso do rio Pará, mais precisamente na área de influência do Porto de Vila do Conde, município de Barcarena, estado do Pará. A partir da carta batimétrica disponível para a área foi elaborada uma malha de amostragem composta por 254 pontos de coleta de sedimentos de fundo, cujas amostras foram submetidas às análises granulométricas clássicas (peneiramento e centrifugação) para a devida caracterização textural. Através da carta de distribuição de sedimentos de fundo gerada observa-se o predomínio de areia litoclástica média e areia litoclástica com cascalho. A distribuição sedimentológica de fundo apresenta estreita relação com a morfologia e, sobretudo, evidencia características de hidrodinâmicas altas a muito alta para esta área. As areias médias, grossas e muito grossas com cascalho, mal selecionadas, ocorrem no leito do canal de acesso ao Porto de Vila do Conde, caracterizando-o como o setor de mais alta energia hidrodinâmica. Outros setores de deposição de sedimentos grossos correspondem às margens do rio, onde os depósitos estão associados ao input sedimentar decorrente da ação erosiva. A porção mais ao norte da área estudada concentra as maiores percentagens de matéria orgânica, que estaria intimamente relacionada aos sedimentos lamosos que apresentam maior capacidade de adsorção deste material. Esta contribuição de matéria orgânica está relacionada, principalmente, ao aporte local de material de origem vegetal das áreas de várzea e, secundariamente, ao aporte de detritos orgânicos provenientes da área urbana da Vila dos Cabanos. A relevância da análise está na apresentação das atuais características sedimentológicas da área submersa do Porto de Vila do Conde para futuras comparações com eventuais modificações relacionadas com variantes naturais e/ou de cunho antropogênico, visto as recorrentes atividades industriais e portuárias na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-08-31

Como Citar

MARTINS, S. E. M., & MENDES, A. C. (2011). Caracterização de depósitos sedimentares recentes da porção superior da Baía de Marajó (margem leste do estuário do Rio Pará, Amazônia). Pesquisas Em Geociências, 38(2), 168–180. https://doi.org/10.22456/1807-9806.26382