"Constança Manuel": para além da história de amor entre Inês e Pedro.

Autores

  • Alleid Ribeiro Machado FFLCH/ USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.20514

Palavras-chave:

literatura de autoria feminina, novo romance histórico, gênero.

Resumo

Analisaremos exclusivamente o conto "Constança Manuel", constante no livro Infantas de Portugal (1998), da autora portuguesa Júlia Nery. Para tanto, trataremos de algumas questões pertinentes ao novo romance histórico e aos estudos de gênero, procurando verificar em que medida se dá a reconstrução ficcional da personagem homônima. A hipótese que levantamos é que a autora faz uma releitura sobretudo transgressora e crítica da História, ao criar uma personagem ficcional que rompe com os modelos impostos ao gênero feminino. Ao fim, procuraremos evidenciar que a produção literária de Júlia Nery é uma importante contribuição a uma vertente da Literatura Portuguesa, formada pelas vozes e pelos olhares das mulheres escritoras, que conjuntamente vem formando em Portugal uma nova tradição: a literatura de autoria feminina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alleid Ribeiro Machado, FFLCH/ USP

Doutoranda em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Área de concentração: Literatura Portuguesa.

Downloads

Publicado

2011-07-25

Como Citar

Machado, A. R. (2011). "Constança Manuel": para além da história de amor entre Inês e Pedro. Nau Literária, 7(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.20514

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE