BALANÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Instituições de ensino superior, Responsabilidade social, Balanço socialResumo
Este estudo tem como objetivo evidenciar a importância do Balanço Social e das ações de responsabilidade social para o desenvolvimento de uma entidade na comunidade em que está inserida. Para isso, foi desenvolvido um estudo em uma Instituição de Ensino Superior – Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS – UNIJUÍ –, sendo coletados dados por meio de análise documental e de entrevistas. O estudo desenvolvido permitiu a identificação de ações que contribuem para a melhoria das relações da entidade com a comunidade e também apresenta subsídios para elaboração e alinhamento do planejamento estratégico. Com o comparativo dos balanços sociais dos últimos cinco anos da Universidade, constata-se o desenvolvimento e o estabelecimento de uma cultura de responsabilidade social na instituição, que contribui fortemente para a comunidade local. Conclui-se que o Balanço Social é uma ferramenta que, além de apresentar informações de caráter social e transparência, traz benefícios para a entidade, instrumentalizando o planejamento estratégico e contribuindo para o processo decisório de uma instituição de ensino superior.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.