A IMPORTÂNCIA DO CUSTO DE OPORTUNIDADE PARA A AVALIAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS BASEADOS NA CRIAÇÃO DE VALOR ECONÔMICO (ECONOMIC VALUE ADDED – EVA)
Palavras-chave:
Custo de oportunidade. Criação de valor – EVA. Prêmio de risco.Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma breve discussão acerca do conceito de custo de oportunidade, bem como destacar a importância de considerar sua aplicabilidade na gestão empresarial, com vistas a promover o desenvolvimento de melhores critérios de avaliação do patrimônio e do resultado das entidades, por meio de uma adequada mensuração dos eventos econômicos. Medidas de desempenho, baseadas na criação de valor, incorporam o conceito de custo de oportunidade e ganham destaque pela sua simplicidade de aplicação e eficiência. Diversas empresas vêm utilizando o conceito de EVA para várias situações de decisão, não somente financeira como também estratégica. Verifica-se, portanto, que o custo de oportunidade do capital próprio acaba sendo um importante parâmetro a ser levado em consideração pelo tomador de decisões, pois revela o quanto o indivíduo deixa de ganhar ao rejeitar investimentos de riscos equivalentes. Como se pode verificar, o custo do capital próprio é uma função crescente do risco envolvido em um investimento. Quanto maior o grau de risco envolvido, ou seja, quanto maior a incerteza, menor as perspectivas de criação de riqueza em um empreendimento e, conseqüentemente, menor o incentivo na aplicação de recursos em setores em que as perspectivas de retorno são baixas, daí a importância de medidas eficientes para a criação de valor que incorporem o conceito de custo de oportunidade.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.