CONHECIMENTOS SOBRE PARTICULARIDADES DA CONTABILIDADE RURAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM CONTADORES DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE

Autores

  • Maristela Santos da Costa
  • Jeronymo José Libonati
  • Raimundo Nonato Rodrigues

Palavras-chave:

Contabilidade rural. Agronegócio. Conhecimento contábil.

Resumo

A Contabilidade Rural é detentora de características peculiares que a diferencia da Contabilidade aplicada a outros setores. O Brasil possui um dos maiores rebanhos bovinos do planeta e é um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo. O Agronegócio atingiu, em 2004, quase 60% da pauta de exportações do Estado de Pernambuco. Diante desses fatos, o presente artigo tem como objetivo evidenciar o nível de conhecimento dos contadores da Região Metropolitana do Recife das particularidades da Contabilidade Rural. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário aos alunos dos cursos de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFPE. Inicialmente, serão apresentadas as peculiaridades da Contabilidade Rural e, posteriormente, será mostrado o resultado da pesquisa, no qual foi constatado que 91% dos respondentes consideram ruim ou regular os seus conhecimentos em relação à Contabilidade Rural. Essa informação foi comprovada ao se constatar o percentual de 6% de contadores que acertaram mais de 60% das questões específicas da Contabilidade Rural. Na análise dos dados, estatisticamente ficou evidenciado que não há associação entre o percentual de acertos e a experiência profissional ou a instituição de ensino, demonstrando que o desconhecimento deste tema é generalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

COSTA, M. S. da; LIBONATI, J. J.; RODRIGUES, R. N. CONHECIMENTOS SOBRE PARTICULARIDADES DA CONTABILIDADE RURAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM CONTADORES DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 4, n. 7, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11275. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos