ÍNDICE DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS LISTADAS NA B3

Autores

  • Eliana Regina Conzatti UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu.
  • Fabíola Graciele Besen Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Valdir Serafim Junior UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu.

Palavras-chave:

Governança Corporativa. Evidenciação das Informações. Empresas Listadas na B3.

Resumo

O objetivo geral do artigo é analisar a implantação de práticas de governança corporativa nas duas maiores empresas de cada setor econômico da Bolsa de Valores. Assim, o presente estudo busca responder o seguinte questionamento: Qual o nível de adequação às práticas de governança corporativa das companhias de capital aberto? O estudo caracteriza-se como descritivo e bibliográfico, com método dedutivo e abordagem quantitativa, sendo coletadas e analisadas informações das notas explicativas, relatórios de administração e websites das empresas e da B3, referente ao ano de 2018. Através da análise das 22 empresas, identificou-se que nenhuma empresa atingiu 100% das informações analisadas de adesão às práticas, portanto, observou-se a necessidade do aumento do nível de adequação das práticas de GC, para contribuir com a transparência, responsabilidade corporativa e equidade no tratamento dos acionistas. De forma geral, encontrou-se um índice médio de adequação as práticas de governança corporativa de 70%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Regina Conzatti, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu.

Graduada em Ciências Contábeis -  UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu.

Fabíola Graciele Besen, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente no curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu. Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE - Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE, campus Marechal Cândido Rondon.

Valdir Serafim Junior, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu.

Docente no curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu. Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE - Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE, campus Marechal Cândido Rondon.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

CONZATTI, E. R.; BESEN, F. G.; JUNIOR, V. S. ÍNDICE DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS LISTADAS NA B3. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 21, n. 47, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/105073. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos