INVESTIMENTO DIRETO ESTRANGEIRO E IMPLICAÇÕES MACROECONÔMICAS NO BRASIL

Autores

  • Antônio José Lima Jr
  • Frederico Jayme Jr

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10896

Palavras-chave:

Investimento direto estrangeiro. Brasil.

Resumo

Ao longo da década de 1990, uma das transformações mais visíveis ocorridas na economia brasileira foram os influxos de investimento direto estrangeiro (IDE) que apresentaram um crescimento sem precedentes, ao menos em valores absolutos. Nesse sentido, o propósito central deste estudo é analisar o desempenho do IDE, retratando o montante e o perfil desse tipo de investimento na economia brasileira e sua contribuição ao balanço de pagamentos e ao crescimento da economia. Os resultados obtidos apontam que a concentração dos investimentos externos no país foi através de fusões e aquisições, seja por meio da privatização dos serviços públicos ou através da venda de empresas privadas locais. Além disso, também se observou, ao longo do período, uma crescente participação do setor de serviços como principal setor de atração ao capital estrangeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio José Lima Jr

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Frederico Jayme Jr

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-15

Como Citar

Lima Jr, A. J., & Jayme Jr, F. (2009). INVESTIMENTO DIRETO ESTRANGEIRO E IMPLICAÇÕES MACROECONÔMICAS NO BRASIL. Análise Econômica, 26(49). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10896

Edição

Seção

Artigos