Resiliência ou resistência: um dilema social pós-pandemia

Autores/as

  • Nora Krawczyk Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Dirce Zan Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Resumen

Propõe-se um debate crítico sobre o “novo normal” que se desenha no processo de pandemia no Brasil e a relevância do tema da resiliência em discursos oficiais nos vários espaços sociais e institucionais.  Vista como a competência cultivada por docentes, alunos e famílias diante da atual situação sanitária, ela necessitaria ser ensinada na escola no contexto dos pressupostos epistemológicos das competências socioemocionais. Analisa as críticas oriundas da psicologia, da sociologia e da pedagogia. Atualmente, investir em uma educação focada no desenvolvimento de competências socioemocionais, em especial, na habilidade de resiliência pode levar a uma formação compatível com um novo e inevitável contexto educacional, social e econômico distante de qualquer projeto comprometido com transformações sociais significativas. 

 

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Publicado

2021-11-30

Cómo citar

Krawczyk, N., & Zan, D. (2021). Resiliência ou resistência: um dilema social pós-pandemia. Políticas Educativas – PolEd, 15(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/119966