“Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais

Autores/as

  • Artur Gomes de Morais Universidade Federal de Pernambuco
  • Telma Ferraz Leal Universidade Federal de Pernambuco
  • Eliana Borges Correia Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol25n22009.19499

Resumen

O artigo explora possíveis contribuições do Provinha Brasil para a formulação de políticas de reorientação do ensino de alfabetização. Discute a atual ausência de consenso entre os estudiosos da área quanto ao modo de conceber a alfabetização  e quanto às práticas alfabetizadoras adotadas. Examina os instrumentos e materiais que constituíram a primeira versão do Provinha Brasil e analisa o caso de uma rede pública municipal de ensino que, no ano de 2008, utilizou o Provinha para redefinir suas prioridades na formação continuada de alfabetizadores.

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Publicado

2011-04-07

Cómo citar

de Morais, A. G., Leal, T. F., & Albuquerque, E. B. C. (2011). “Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 25(2). https://doi.org/10.21573/vol25n22009.19499

Número

Sección

Novos Padrões para as Políticas de Avaliação da Educação Básica?