A função de diretor de escola pública no estado do acre e sua política de formação e remuneração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n32017.75846

Palavras-chave:

Diretor de escola, política de formação, política de remuneração.

Resumo

O trabalho analisa a função de diretor de escola pública no Estado do Acre e sua política de formação e remuneração, no período de 1996 a 2016. A análise se fundamenta em pesquisa bibliográfica, documental e empírica, contando com o aporte teórico dos estudos de Paro (2000, 2003, 2015); Souza (2006; 2010a; 2010b); Oliveira (2004, 2005, 2010 e 2015); Ball (1998); Cruz (2015); Melo (2010) dentre outros. Os aspectos conclusivos da pesquisa indicam que a função não atende aos anseios dos diretores. A formação é considerada insuficiente e a remuneração baixa, diante das responsabilidades que os diretores passaram a ter no conjunto das reformas educacionais ensejadas por uma nova gestão pública.

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Biografia do Autor

Lúcia de Fátima Melo, Universidade Federal do Acre

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1992); Especialista em Currículo e Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Acre (1996); Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutora em Educação no Programa em educação, conhecimento e inclusão social da UFMG na linha de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais: concepção, implementação e avaliação (2010). Professora adjunta da Universidade Federal do Acre, lotada no Centro de Educação, Letras e Artes, onde atua na Graduação nas seguintes áreas: Organização da Educação Básica e Legislação do Ensino; Gestão Escolar e Organização Curricular e Gestão da Escola e na Pós Graduação "Stricto Sensu", Mestrado em Educação, onde ministra a disciplina Estado, Políticas Públicas e Educação e orienta estudos com foco nas políticas educacionais e na gestão escolar. Vice Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente - GEPPEAC, com pesquisas nas linhas: políticas educacionais e gestão escolar.

Mário Roberto Machado Torres

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1999). Especialista em Gestão Escolar (2001) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre (2016). Professor na Secretaria Estadual de Educação e especialista em Educação na Secretaria Municipal de Educação de Bujari/AC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, Direção de Unidades Escolares, Docência na Educação Básica e no Ensino Superior e na Formação de Professores.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Melo, L. de F., & Torres, M. R. M. (2017). A função de diretor de escola pública no estado do acre e sua política de formação e remuneração. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 33(3), 811–833. https://doi.org/10.21573/vol33n32017.75846

Edição

Seção

Dossiê: A Nova Gestão Pública no contexto escolar: internacionalização de uma agenda para a educação do século XXI