Financiamento do Ensino Médio no Brasil: estudo sobre os gastos públicos na região sudeste

Autores/as

  • Theresa Adrião UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, Campinas, São Paulo
  • Cassia Domiciano Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo
  • Samara de Oliveira Silva Universidade Est.do Piauí, Piauí
  • Ellen Ceccon UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS , Campinas, São Paulo
  • Fábio Cesarini da Silva Diretor de Escola de Educação Básica da rede pública de Valinhos, São Paulo
  • Nicanor Lopes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – Unicamp, Campinas, São Paulo
  • Gabriela Cristina Ramos Rede municipal de Paulínia, São Paulo

Palabras clave:

Financiamento, Ensino Médio, Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, Privado, Privatização

Resumen

Este artigo resulta de pesquisa documental em fontes primárias que inventariou, do total de recursos orçamentários gastos com Ensino Médio pelos quatro estados da região sudeste do Brasil, a proporção destinada ao setor privado. Pressupõe-se que a análise da destinação dos fundos públicos contribui para evidenciar processos de privatização da educação. O período analisado corresponde aos anos de 2005 a 2015. Selecionaram-se, para este estudo, os repasses para o pagamento de Pessoa Jurídica e as Transferências para as Organizações sem Fins Lucrativos. O estudo apresenta evidências de crescimento da destinação dos fundos públicos para os segmentos privados selecionados em todos os estados, explicita a falta de transparência na prestação de contas por parte de governantes de dois deles e indica a necessidade de mais estudos sobre o tema.

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Publicado

2017-09-29

Cómo citar

Adrião, T., Domiciano, C., Silva, S. de O., Ceccon, E., da Silva, F. C., Lopes, N., & Ramos, G. C. (2017). Financiamento do Ensino Médio no Brasil: estudo sobre os gastos públicos na região sudeste. Políticas Educativas – PolEd, 10(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/76802