Chanson de Toile: a influência do ritmo nas cantigas de trabalho medievais
Palavras-chave:
Ritmo. Poesia. Chanson de Toile. Cantiga de trabalho. Trabalho feminino.Resumo
Esta análise pretende relacionar o ritmo dos versos de Estevam Coelho e Dom Dinis com o movimento executado em suas cantigas de trabalho. Como os séculos XIII e XIV oferecem poucas fontes de registro, o corpus desta análise está reduzido a três poemas que foram selecionados por sua temática: cenas de trabalhos domésticos atribuídos a mulheres. As chamadas Chanson de Toile (ou cantigas de tecer), definição incluída no gênero Cantiga de Amigo, serão abordadas bem como o trabalho feminino no contexto medieval.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-06-2009
Como Citar
MOREIRA, P. O. M. Chanson de Toile: a influência do ritmo nas cantigas de trabalho medievais. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9869. Acesso em: 30 abr. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.