A canção brasileira na sala de aula: possibilidades didático-pedagógicas

Autores

  • Luís Guilherme Ritta Duque

Resumo

Esse artigo tem como objetivo levantar questões e apresentar sugestões acerca do uso da canção brasileira como recurso didático-pedagógico nas aulas de História. Como utilizar canções como fontes primárias? Devemos dar uma ênfase maior às letras ou considerar sempre a canção como um todo, levando em conta os mais diversos elementos que fazem parte de uma obra musical? Como o contexto histórico pode influenciar na canção ou como a canção pode nos apresentar um panorama histórico de uma determinada época? Foi a partir dessas, e de muitas outras questões que dizem respeito à utilização da canção como recurso didático-pedagógico no ensino de História, que foi estruturada a oficina apresentada por mim na XVIII Jornada de Ensino de História, ocorrida na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) entre os dias 04 e 06 de junho de 2012. O presente artigo busca trazer para o papel as discussões e as propostas apresentadas na referida oficina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Guilherme Ritta Duque

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

DUQUE, L. G. R. A canção brasileira na sala de aula: possibilidades didático-pedagógicas. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30639. Acesso em: 28 mar. 2024.