Pressão do Tempo, Comportamento, Escolha, Processo Analítico Hierárquico
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar como a pressão do tempo influencia na qualidade das decisões. Por meio de um experimento e com o auxílio de um Sistema de Apoio à Decisão foram analisados noventa e oito sujeitos, separados em dois grupos experimentais, de acordo com a incidência ou não da pressão do tempo. O teste Qui-quadrado mostrou que a pressão do tempo não influenciou negativamente na qualidade de decisão. Também foi verificado o comportamento dos indivíduos que, pressionados pelo tempo, buscaram a informação por critérios e não por alternativa. Porém, os indivíduos que iniciaram acessando a informação por alternativa, após um determinado tempo, mudaram para a abertura das células através dos critérios, visando superar o tempo limitado. Pressupostos da Teoria da Imagem justificaram alguns achados, indicando que as imagens previamente estruturadas na mente do decisor, as quais representam suas preferências, são uma forma de enfrentar a pressão do tempo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Mauri Leodir Lobler, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Doutor em Administração - PPGA/EA/UFRGS.
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM.
Eliete dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Doutoranda em Administração com ênfase em Sistema, estrutura e pessoas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Kathiane Benedetti Corso, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento.
Doutoranda em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão - PPGA/EA/UFRGS
Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Mestranda em Administração - UFSM - Linha de Pesquisa: Sistemas e Finanças.
Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.