Artigos

Links

Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC
Sociedade de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que congrega pessoas físicas e jurídicas com interesse em desenvolver e aprimorar a publicação de periódicos técnicos-científicos; aperfeiçoar a comunicação e divulgação de informações; manter o intercâmbio de idéias, o debate de problemas e a defesa dos interesses comuns. Realiza encontros anuais e promove palestras e cursos de formação.

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT
Centro nacional de pesquisa, de intercâmbio científico, de formação, treinamento e aperfeiçoamento de pessoal científico que tem por finalidade contribuir para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação tecnológica do País, por intermédio do desenvolvimento da comunicação e informação nessas áreas. Entre os serviços prestados pelo Instituto destacam-se o registro do ISSN – Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas –, identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo.

OAIster
Buscador online de artigos e outros recursos – como vídeos, imagens, audios – que utilizam o protocolo OAI (Open Archives Initiative). Além de estreitar seus resultados apenas a literatura acadêmica, o OAIster possui outra vantagem para o pesquisador em relação aos buscadores populares da internet: varre de maneira mais profunda os metadados proporcionados pelo OAI. Isto permite uma busca mais completa e, em conseqüência, mais resultados mais relevantes.

Portal da Capes
O portal de periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 11.302 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

Qualis
Qualis é o resultado do processo de classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graducação para a divulgação da produção intelectual de seus docentes e alunos.
A classificação é feita ou coordenada pelo representante de cada área e passa por processo anual de atualização. Os veículos de divulgação citados pelos programas de pós-graduação são enquadrados em categorias indicativas da qualidade – A, B ou C e do âmbito de circulação dos mesmos – local, nacional ou internacional.
Um mesmo periódico, ao ser classificado em duas ou mais áreas distintas, pode receber diferentes avaliações. Isto não constitui inconsistência, mas expressa o valor atribuído, em cada área, ao que o veículo publica de sua produção.

SciELO