De David a Émile, do prenome subjetivo ao prenome objetivo: Contribuição da sociologia dos prenomes à questão da identidade judaica de Durkheim

Autores

  • Matthieu Béra Institut de Recherche en Droit des Affaires et du Patrimoine (IRDAP), Université Montesquieu-Bordeaux IV

Resumo

Resumo: Neste artigo, apresento os resultados de uma ampla pesquisa sobre os dois prenomes de Durkheim.Começo por fazer uma revisão da literatura sobre o tema, confrontando as diferentes teses propostas, muitas dasquais consideram que houve uma mudança voluntária de prenome. De acordo com essa perspectiva, com a troca de prenomes Durkheim teria marcado seu distanciamento como judaismo de seus ancestrais (e de seu pai rabino). Ao contrário, com o aporte de novos documentos, proponho que Durkheim não ‘trocou’ seu prenome. De fato, nos registros de recenseamento de 1891 e 1896 em Talence e 1901 em Bordeaux, ele se autodenomina David (1891 e 1806), depois Émile (1901), sem que o estado civil tenha qualquer coisa a ver com essa decisão. Por outro lado, fica claro que, na consciência de Durkheim, a precedência de Émile a David impõe-se como um dado objetivo. Com base nesses dados, procuro examinar a relação complexa de Durkheim com sua identidade judaica e propor novas hipóteses que possam explicar sua ‘escolha’ de não mais incluir David em suas publicações a partir de 1901. Para isso, considero um conjunto de ocorrências a fim de explicar esse ‘gesto íntimo’, entre eles o caso Dreyfus (1894-1906).

 

From David to Émile, from the subjective forename to the objective forename: Contribution from the sociology of first names to the question of Durkheim’s Jewish identity - Abstract: In this article, I present the results of an extensive research on the two first names of Durkheim. I begin with a review of literature on the subject, comparing the different proposed thesis, many of which consider that there was a voluntary change of first name. According to this perspective, by exchanging his first names, Durkheim would have reinforced his distance to the Judaism of his ancestors (specially his father, who was a Rabbi). Differently, taking new documents and data into account, I propose that Durkheim did not ‘change’ his first name. In fact, according to the census records of 1891 and 1896 in Talence and of 1901 in Bordeaux, he calls himself ‘David’ (1891 and 1806), then ‘Émile’ (1901) – the marital status having no influence on his decision. On the other hand, it is clear that, in the consciousness of Durkheim, the precedence of ‘Émile’ to ‘David’ imposes itself as an objective fact. Based on these data, I try to examine the complex relationship of Durkheim with his Jewish identity and to propose new hypotheses that might explain his ‘decision’ to no longer include ‘David’ on his publications since 1901. To this purpose, i.e., to explain this ‘personal choice’, I consider a set of events, including the Dreyfus Affair (1894-1906).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-12

Edição

Seção

Dossiê