Preconceito e inclusão

José Leon Crochík

Resumo


O objetivo deste ensaio é refletir sobre o atual movimento de inclusão social, sobretudo o de inclusão escolar, e um de seus obstáculos: o preconceito. Esse é pensado em três de suas formas – falsa aceitação, hostilidade e frieza; essas formas são associadas com conceitos freudianos como os de formação reativa e identificação e com mecanismos sociais, tais como a segregação e amarginalização. A determinação social do preconceito, existente no sistema capitalista, é considerada por meio da redução da experiência à vivência. Ao fim, são indicados alguns elementos para a superação do preconceito.

 

Prejudice and inclusion - Abstract: The aim of this essay is to offer some insights on both the current movement for social inclusion, particularly the inclusion in school, and one of his obstacles: prejudice. This is examined in three ways – false acceptance, hostility and coldness that are associated with Freudian concepts such as reactive formation and identification and with social mechanisms, such as segregation and marginalization. Prejudice social determination, in the capitalist system, is considered by means of the possibility of experience and its restriction. At the end of this text some elements for overcoming prejudice are indicated.


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