ÉTICA NA INTERPRETAÇÃO DA LIBRAS-PORTUGUÊS NA SALA DE AULA: FRUTOS DE POSTURAS ÉTICAS

Autores

  • Andréa Silva Rosa Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e Universidade Paulista - UNIP
  • Maria Inês Bacellar Monteiro Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP

Palavras-chave:

Tradutor e intérprete de língua de sinais, Ética, Sala de aula, Estudos da Tradução

Resumo

Fruto de uma tese de doutorado sobre a alteridade como fundamento ético para a tradução e interpretação da língua de sinais na sala de aula, este texto tem por objetivo analisar o dizer dos tradutores e interpretes de Libras sobre o que é ser ético na sala de aula. Para isso apresenta uma discussão a partir da análise de um conjunto de três entrevistas de tradutores e intérpretes de língua de sinais (Tils) que atuam na sala de aula no ensino médio e superior. A fundamentação teórica segue o princípio de ética da tradução, baseada em reflexões de autores dos Estudos da Tradução, que tratam da tradução de uma língua para outra apontando que a ética está no respeito às diferenças das línguas e que o tradutor é ético quando assume sua responsabilidade no ato tradutório

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Silva Rosa, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e Universidade Paulista - UNIP

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado  em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba ( 2016). Atualmente atua como pedagoga bilingue libras/português na CEPRE/FCM/Unicamp e coordena a Central de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais - PRG/Unicamp.  Professora no Ensino Superior há 12 anos e formadora de Tils. 

Maria Inês Bacellar Monteiro, Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP

Professora em tempo integral da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Ministra aulas nos cursos de Graduação: Licenciatura em Letras, Letras-Inglês e Fonoaudiologia e, no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 na área de Educação. Tem realizado projetos de pesquisa relacionados aos seguintes temas: educação especial (deficiência mental, inclusão e Síndrome de Down) e processos de desenvolvimento e aprendizagem (práticas educativas, linguagem e cognição). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Relações Sociais no Espaço Escolar. 

Downloads

Publicado

2018-06-23