Hélices, sistemas, ambientes e modelos: os desafios à Sociologia da Inovação

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Lucia Maciel

Palavras-chave:

teoria sociológica, inovação, sociedade do conhecimento, interdisciplinaridade

Resumo

A revolução científico-tecnológica dos últimos vinte anos operou mudanças profundas e aceleradas nas formas de produzir e nas relações sociais que as acompanham. O objeto primordial da Sociologia, a mudança social, adquire complexidade cada vez maior e desafia os potenciais teóricos e metodológicos da disciplina. Esses processos atuais de mudança podem ser sintetizados na expressão “sociedade do conhecimento”. A inovação (em seu sentido mais amplo, tecnológico e social) torna-se objeto-chave – tanto para a ciência social quanto para as políticas e estratégias de desenvolvimento. Se no estudo de processos de inovação a sociologia pode construir conceitos com alto poder explicativo para as especificidades de ambientes culturais e político-institucionais, constata-se que a maioria das pesquisas sobre inovação e desenvolvimento até agora realizadas no Brasil ainda não satisfaz as necessidades de compreensão e análise de processos de inovação. Este artigo expõe um conjunto de três fatores intimamente articulados que parecem estar restringindo a capacidade de análise e explicação desses processos, acompanhados por contrapontos estratégicos que visam a enriquecer e potencializar os estudos no campo da inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Maciel

Professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora visitante no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; MACIEL, M. L. Hélices, sistemas, ambientes e modelos: os desafios à Sociologia da Inovação. Sociologias, [S. l.], v. 3, n. 6, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5741. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução