A ética hacker do trabalho: rompendo com a jaula de ferro? - "The hacker ethic and the spirit of the information age." HIMANEN, Pekka, TORVALDS, Linus ("Prólogo") e CASTELLS, Manuel ("Epílogo").

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniel Gustavo Mocelin

Palavras-chave:

ética do trabalho, sociedade da informação, hacker

Resumo

O texto apresenta a resenha do livro The hacker ethic and the spirit of the information age, escrito pelo filósofo finlandês Pekka Himanen, com Prólogo de Linus Torvalds e Epílogo de Manuel Castells, originalmente publicado em 2001. O autor segue o modelo de análise desenvolvido por Weber na obra clássica da Sociologia A ética protestante e o espírito do capitalismo para investigar a ética do trabalho dos hackers informáticos. Himanen afirma que os hackers, mais do que possuírem valores diferentes daqueles dos protestantes, representam uma oposição à moral da era industrial em diversos sentidos. Segundo o autor, seu trabalho aborda um fato social de índole geral que põe em juízo a ética protestante do trabalho que, há muito tempo, vem regendo a vida dos indivíduos e ainda exerce uma poderosa influência sobre as pessoas. A natureza radical do hackerismo consiste em sua proposta de um espírito alternativo para a sociedade-rede, um espírito que finalmente questiona a ética protestante. O texto de Himanen consiste em um material essencial para os sociólogos e demais estudiosos interessados em interpretar a realidade social hoje, especialmente quando o debate é sobre as questões relacionadas ao trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Gustavo Mocelin

Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; MOCELIN, D. G. A ética hacker do trabalho: rompendo com a jaula de ferro? - "The hacker ethic and the spirit of the information age." HIMANEN, Pekka, TORVALDS, Linus ("Prólogo") e CASTELLS, Manuel ("Epílogo"). Sociologias, [S. l.], v. 10, n. 19, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5678. Acesso em: 28 mar. 2024.