Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Élida Rubini Liedke

Palavras-chave:

teoria sociológica, teorias sociológicas contemporâneas, teorias sociológicas clássicas, relações micro e macrossocietárias, modelos interpretativos, narrativas

Resumo

O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élida Rubini Liedke

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1977) e doutorado em Sociologia pela Brown University (1987). Atualmente é funcionária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho. Brasil.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; LIEDKE, Élida R. Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje. Sociologias, [S. l.], v. 9, n. 17, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5631. Acesso em: 29 mar. 2024.