Ensino universitário, corporação e profissão: paradoxos e dilemas brasileiros

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edson Nunes
  • Márcia Marques de Carvalho

Palavras-chave:

ensino superior, mercado de trabalho, ocupação no mercado de trabalho

Resumo

Este artigo examina a relação entre a formação de nível supeiror e a ocupação profissional, a partir dos dados do Censo Demográfico de 2000(IBGE), com ênfase nas ocupações relacionadas às profissões regulamentadas. Verifica a existência de grande discrepância entre o diploma formal e a ocupação efetiva dos graduados. Considera que a não correspondência entre a formação e a ocupação deve-se, fundamentalmente, ao modelo educaional, historicamente amarrado às profissões regulamentadas, que não mais atende à realidade efetiva da sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Edson Nunes

Coordenador do Observatório Universitáiro, Ph.D. em Ciência Política, U.C. Berkeley. Atualmente, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e exerce a profissão de Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Candido Mendes(UCAM). Brasil.

Márcia Marques de Carvalho

Pesquisadora do Observatória da Universidade Candido Mendes(UCAM) e do Observatório Universitáio.

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Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; NUNES, E.; DE CARVALHO, M. M. Ensino universitário, corporação e profissão: paradoxos e dilemas brasileiros. Sociologias, [S. l.], v. 9, n. 17, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5626. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução