The trajectory of quilombola students in higher education / A trajetória acadêmica, em números, do quilombola no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-98062

Palavras-chave:

Políticas de ações afirmativas. Ensino superior. Quilombola. Identidade.

Resumo

The article summarized here presents the results of qualitative research conducted in 2019 on quilombola students accepted to the State University of Southwestern Bahia (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB) under a system of supplementary quotas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Cardoso Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutorando em Educação (UFMG) Professor Mestre (efetivo) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG-MG): Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB-BA (2009). Obteve o título de Especialista em Geografia, Área de Concentração em Análise do Espaço Geográfico, e de Mestre em Ciências Ambientais, Área de Concentração em Meio Ambiente e Desenvolvimento, nos anos de 2010 e 2014, respectivamente, pela mesma Universidade. Tem formação complementar em Introdução e Didática de Filosofia (2015) pela Faculdade Innovato (FI-GO) e em Filosofia da Educação I (2015) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-BA). É certificado, pela Universidade Corporativa do Servidor Público do Estado da Bahia (UCS-BA), como Instrutor da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) e, pela Universal Informática-BA, como operador de sistemas. Tem experiência na Área de Ciências Humanas, com ênfase em Ensino de Geografia, Cultura, Sociedade e Natureza e Filosofia da Educação, atuando, também, na Área de Ciências Sociais Aplicadas (gestão e legislação universitária no Serviço Público). Participou e participa na condição de colaborador, ministrante, apoio administrativo, coordenador e pesquisador de projetos de extensão, projetos de pesquisa e de grupos de pesquisa do CNPQ nas Universidades Estaduais do Sudoeste da Bahia (UESB-BA) e de Minas Gerais (UEMG-MG). Foi professor dos Cursos de Especialização em Educação e Gestão Ambiental da Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG-BA), Gestão Universitária da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-BA) e do Ensino Fundamental II, Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação do município de Vitória da Conquista-BA. Atuou como Professor Especialista e Gestor de Pólo do Projeto de Extensão Universidade Para Todos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UPT/UESB-BA). Exerceu a função de Técnico Universitário na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-BA), onde integrou variadas comissões de assuntos acadêmicos e ocupou diversos cargos, dentre os quais: Coordenador de Matrícula, Coordenador de Registro e Controle de Discentes, Secretário de Expediente e Protocolo, Subgerente de Extensão, Coordenador de Programas e Projetos, Coordenador de Pós-Graduação e Diretor Geral de Cursos. É professor e pesquisador de educação superior, nível IV/mestre, grau A, da FaE/UEMG-MG, Campus Universitário de Belo Horizonte - MG, Área de Filosofia e Educação do Departamento de Fundamentos Sócio históricos e Filosóficos da Educação (DFSHFE).

Referências

ARRUTI, José M. Mocambo: antropologia e história no processo de formação quilombola. Bauru: Edusc, 2006.

AZEREDO, Celia M. M. de. Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites – século XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, 16 jun. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Available at: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 2 - O Poder da Identidade. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1999.

GOMES, Flávio dos Santos. História de quilombolas: mocambos e comunidades de senzalas no Rio de Janeiro, século XIX. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2006.

LEITE, J. R. M. Os quilombos no Brasil: questões conceituais e normativas, Textos e Debates, v. 7, p. 1-38, 2000.

LITTLE, Paul E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: por uma antropologia da territorialidade. Série Antropologia. n. 322. Brasília: DAN/UnB. 2002.

MOURA, Clóvis. Quilombos: resistência ao escravismo. São Paulo: Ática, 1987.

O’DWYER, Eliane C. Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.

Publicado

2020-08-18

Como Citar

ALVES, D. C. The trajectory of quilombola students in higher education / A trajetória acadêmica, em números, do quilombola no ensino superior. Sociologias, [S. l.], v. 22, n. 54, p. 376–381, 2020. DOI: 10.1590/15174522-98062. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/98062. Acesso em: 18 abr. 2024.