Confiança nas polícias: percepção dos residentes e desafios para a gestão

Autores

  • Marcos Flávio Rolim Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul
  • Daiana Hermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-020004812

Palavras-chave:

Confiança na polícia, Justiça procedimental, Legitimidade e eficiência policial

Resumo

A partir das evidências disponíveis que sustentam a importância da confiança da população nas polícias, salientando o quanto o fenômeno é decisivo para a eficiência do trabalho de policiamento e para a própria adesão da cidadania aos ditames legais, o texto analisa os resultados colhidos em pesquisa de vitimização realizada em Porto Alegre, em 2017, na parte que tratou da percepção dos residentes sobre o trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil. A análise dos dados evidencia baixas taxas de confiança para ambas as polícias estaduais - Indicador de Confiança Policial de 49,2% para a Brigada Militar e de 53,7% para a Polícia Civil. A menor confiança nas polícias concentra-se entre as populações mais jovens e mais pobres. No caso da Polícia Militar, encontrou-se diferença estatisticamente significativa também para menor confiança entre a população negra, o que sugere padrões de atuação distintos em uma mesma cidade, a depender dos grupos sociais abordados ou atendidos pelas corporações. Ao final, apresentamos diretrizes que podem auxiliar no processo de definição de políticas específicas capazes de aumentar a confiança do público nas instituições policiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Flávio Rolim, Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi professor visitante na Universidade de Oxford (UK), onde se especializou em segurança pública realizando pesquisa sobre experiências exitosas na área. É coordenador de Comunicação Social do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Integra o Conselho Administrativo do Centro Internacional de Promoción de los Derechos Humanos (CIPDH), órgão vinculado à UNESCO, sediado em Buenos Aires (AR) e é membro fundador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

 

Daiana Hermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós Graduação em Sociologia/UFRGS. Possui experiência em pesquisa qualitativa e quantitativa, com mais de uma década de atuação junto a institutos de pesquisa social e pesquisa acadêmica. Junto ao CEGOV/UFRGS (Centro de Estudos Internacionais sobre Governo) participou de pesquisa de avaliação do impacto de políticas de redistribuição de renda no RS, encomendada pela Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem interesse em temas como Sociologia da Violência, Violência Policial, Vitimização, Vitimização Feminina, Criminalidade e Gênero, Encarceramento Feminino e Sociologia dos Vínculos Sociais.

Downloads

Publicado

2018-08-27

Como Citar

ROLIM, M. F.; HERMANN, D. Confiança nas polícias: percepção dos residentes e desafios para a gestão. Sociologias, [S. l.], v. 20, n. 48, 2018. DOI: 10.1590/15174522-020004812. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/80984. Acesso em: 29 mar. 2024.