Acesso, expansão e eqüidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira.

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clarissa Eckert Baeta Neves
  • Leandro Raizer
  • Rochele Fellini Fachinetto

Palavras-chave:

Educação superior, diversificação, eqüidade, política educacional

Resumo

No Brasil apenas 11,5% dos jovens entre 17 e 24 anos conseguem chegar ao ensino superior. Como ampliar o acesso e alcançar uma maior eqüidade, com uma formação de qualidade, é uma questão central da política educacional. Na última década, foram propostas soluções referentes à ampliação do acesso e maior eqüidade através da diversificação do sistema com a criação de novos tipos de IES, novos tipos e modalidades de cursos, bem como da proposta de políticas inclusivas e de ações afirmativas (PROUNI e política de cotas). A análise de dados estatísticos, entrevistas, documentos, legislação revelam o cenário atual: a ampliação do acesso, bem como a implantação de políticas de inclusão deram-se, especialmente, pelo sistema privado de educação superior, produzindo um efeito socialmente perverso de democratização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Eckert Baeta Neves

Professora do PPG em Sociologia UFRGS, pesquisadora CNPq e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Universidade/GEU/UFRGS ( www.ufrgs.br/geu).

Leandro Raizer

Doutorando PPG Sociologia/UFRGS. Bolsista CAPES. Pesquisador GEU/UFRGS; colaborador CEDCIS/UFRGS.

Rochele Fellini Fachinetto

Mestranda PPG Sociologia/UFRGS. Pesquisadora GEU/UFRGS.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; NEVES, C. E. B.; RAIZER, L.; FACHINETTO, R. F. Acesso, expansão e eqüidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira. Sociologias, [S. l.], v. 9, n. 17, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5624. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução