A Precarização e a Divisão Internacional e Sexual do Trabalho

Autores

  • Helena Hirata Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Trabalho precário. Informalidade. Gênero. Divisão sexual do trabalho. Flexibilidade. Globalização/mundialização. Ação coletiva.

Resumo

A partir da referencia às pesquisas francesas sobre a questão da precarização do trabalho das mulheres, o artigo propõe alguns indicadores de trabalho precário, analisa os grupos sociais mais atingidos pelo trabalho precário e mostra a relação entre a vulnerabilidade crescente do emprego feminino e o processo de globalização. Algumas questões de atualidade social e cientifica, como a bi-polarização do emprego feminino e o crescimento da migração internacional das mulheres são a seguir estudadas, assim como as características do trabalho atual em que a precarização do emprego é concomitante à intensificação do trabalho e à flexibilização. Enfim, são analisados os pontos de vista que levam à legitimação social e cientifica desse processo de precarização do trabalho, e as
alternativas a esse processo, provindas tanto dos juristas quanto dos movimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Hirata, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

G

Downloads

Como Citar

HIRATA, H. A Precarização e a Divisão Internacional e Sexual do Trabalho. Sociologias, [S. l.], v. 11, n. 21, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/8854. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução