Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-02004911

Palavras-chave:

Consumo, Música, Streaming, Curadoria, Descoberta

Resumo

Serviços de streaming facilitam o consumo e a descoberta de músicas gravadas ao oferecer acesso irrestrito e sob demanda a uma gigantesca coleção musical a partir de qualquer dispositivo online, em qualquer hora ou local. A curadoria, feita por humanos e/ou máquinas, tem o papel de filtrar, selecionar e guiar a experiência de consumo, sendo uma forma de lidar com a abundância e superacessibilidade de conteúdo. Após pesquisa realizada com 20 usuários do Spotify, combinando entrevistas e análise de dados, os resultados mostram que a facilidade de acesso incentiva a descoberta de novas músicas, tornando a experiência de consumo mais diversificada e fragmentada, e demonstram o papel fundamental das playlists como principal forma de descoberta e coleção musical. O estudo revela ainda que a curadoria algorítmica, apesar de ser constantemente aprimorada, não substitui a curadoria humana devido à sua maior previsibilidade e imprecisão.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Moschetta, ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa)

Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa)

Jorge Vieira, ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa)

Doutorado em Sociologia e Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa)

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

MOSCHETTA, P. H.; VIEIRA, J. Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify. Sociologias, [S. l.], v. 20, n. 49, 2018. DOI: 10.1590/15174522-02004911. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/81086. Acesso em: 18 abr. 2024.