Cultura e agência: a visão “de dentro”

Autores

  • Frédéric Vandenberghe Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Metateoria, teoria social, clássicos da sociologia, cultura, hermenêutica, realismo crítico, antiutilitarismo, mudança social

Resumo

O artigo explora algumas das fundações metateóricas das ciências sociais. Contra e para além das abordagens estruturais, estruturalistas e situacionistas que acentuam a causação descendente das estruturas sobre a agência, ele traz o poder causal da cultura ao primeiro plano e forja uma articulação compreensiva entre cultura e ação. Baseando-se no realismo crítico, na hermenêutica e no antiutilitarismo, o artigo argumenta sistematicamente em favor de uma “visão a partir de dentro” que possa desvelar como símbolos, normas e expressões regulam ações sociais que podem transformar estruturas sociais. Nesse sentido, a exploração da conexão interna entre cultura e agência vincula a ação social não tanto à ordem social quanto à mudança social. 

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Publicado

2016-04-19

Como Citar

VANDENBERGHE, F. Cultura e agência: a visão “de dentro”. Sociologias, [S. l.], v. 18, n. 41, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/62245. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução