A sociedade dos vivos

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Héctor Ricardo Leis

Palavras-chave:

teoria social, modernidade, morte

Resumo

A pergunta: qual é o significado da experiência da morte na sociedade contemporânea? A hipótese: que existe uma faceta sombria e degradante da condição humana, associada à privatização institucional ou “pacificação” da morte que estamos assistindo em nossa época. Muitos teóricos sociais contemporâneos apostam em estratégias como a reflexividade para reconstruir a fragmentação do ser humano, porém essa reconstrução mal poderia vir sem procurar apoio em aspectos chaves da condição humana. Apontar alguns dos déficits da teoria social contemporânea e assinalar alguns caminhos para superar impasses da sociedade contemporânea resume a tentativa deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Héctor Ricardo Leis

Doutor em Filosofia e Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política e ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; LEIS, H. R. A sociedade dos vivos. Sociologias, [S. l.], v. 5, n. 9, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5883. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos