Apresentação - Conhecimentos e redes: produção e apropriação de C&T

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maíra Baumgarten
  • Ivan da Costa Marques

Palavras-chave:

ciência e tecnologia, redes, produção de ciência, apropriação de ciência e tecnologia

Resumo

As mudanças que acompanham a formação de coletivos crescentemente mundializados e os concomitantes desenvolvimentos das tecnologias de informação e de comunicação são elementos estratégicos na transformação das condições destes coletivos produzirem informação e conhecimentos. A importância das redes de produção, disseminação e apropriação de conhecimentos tornou estratégica a reflexão sobre as mesmas e sobre as possibilidades e repercussões que trazem para as formas da vida econômica, social e cultural, notadamente para as possibilidades de atividades inter e trans-disciplinares e setoriais. Nosso objetivo, aqui, é apresentar um conjunto de debates sobre essa temática, que remete à relação entre produção de ciência, tecnologia, inovações e condições de vida e à necessidade da ampliação do debate social em torno da tecnociência, sua construção e usos e as possibilidades de inclusão de novos atores nesse debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Baumgarten

Drª em Sociologia. Professora do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Rio Grande e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFRGS e coordenadora do Centro de Estudos e Difusão de Conhecimentos, Inovação e Sustentabilidade - CEDCIS (www.ufrgs.br/cedcis ).

Ivan da Costa Marques

Ph.D. em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Pós-doutorado em história e sociologia das ciências e das tecnologias. Professor Associado do. Programa de Pós-Graduação em Informática do NCE-IM/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; BAUMGARTEN, M.; MARQUES, I. da C. Apresentação - Conhecimentos e redes: produção e apropriação de C&T. Sociologias, [S. l.], v. 10, n. 19, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5665. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução