A Sociologia rural no Brasil: entre escravos do passado e parceiros do futuro

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Afrânio Garcia

Palavras-chave:

migração, luta pela reforma agrária, campesinato brasileiro, cidadania política.

Resumo

O trabalho examina os diferentes itinerários seguidos por descendentes dos senhores, proprietários de haciendas ou de grandes plantações integradas ao mercado internacional, e descendentes de escravos ou de camponeses submetidos a relações de subordinação, numa perspectiva da cidadania política. A análise abrange a grande lavoura como matriz da sociabilidade hierárquica herdada da época colonial, os principais fatores responsáveis pela quebra das condições de existência da dominação tradicional, as modalidades de desenraizamento do campesinato brasileiro e as mobilizações promovidas pelo movimento dos sem-terra e da busca de novas formas de enraizamento social e cultural de camadas desfavorecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afrânio Garcia

Doutor, École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris (França) e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (Brasil).

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; GARCIA, A. A Sociologia rural no Brasil: entre escravos do passado e parceiros do futuro. Sociologias, [S. l.], v. 5, n. 10, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5428. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução