Apresentação - Reconhecimento, teoria crítica e sociedade: sobre desenvolvimento da obra de Axel Honneth e os desafios da sua aplicação no Brasil

Autores

  • Cinara Lerrer Rosenfield
  • Giovani Agostini Saavedra

Palavras-chave:

evolução da Teoria do Reconhecimento, crítica e interpretações, autonomia, estudos empíricos

Resumo

O artigo propõe traçar a evolução da Teoria do Reconhecimento através da obra de seu autor, Axel Honneth, e apresentar sua recepção no Brasil acompanhada de suas críticas e interpretações. Na primeira parte do artigo é apresentado o conjunto da obra do autor, buscando evidenciar sua evolução interna e os diálogos que Honneth estabelece com seus antecessores. Na segunda parte, discute-se a pertinência, abrangência ou adaptabilidade da Teoria do Reconhecimento a partir de dois pontos principais apontados pelas diversas interpretações da obra do autor: 1) a concepção individualista da autonomia e as suas implicações sobre o entendimento do papel da ação coletiva na luta pelo reconhecimento; 2) as dificuldades de operacionalização teórico-metodológica do seu sistema conceitual em estudos empíricos, e ainda associadas aos parâmetros cívicos europeus, ou mesmo alemães, sobre os quais o autor constrói sua noção de normatividade.
Como será desenvolvido, esses temas se encontram articulados entre si e explorados pelos diferentes artigos que compõem o presente dossiê. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ROSENFIELD, C. L.; SAAVEDRA, G. A. Apresentação - Reconhecimento, teoria crítica e sociedade: sobre desenvolvimento da obra de Axel Honneth e os desafios da sua aplicação no Brasil. Sociologias, [S. l.], v. 15, n. 33, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/42431. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução