Da Escola de Chicago ao Nacional-desenvolvimentismo: Saúde e Nação no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1940 – 1950)

Autores

  • Marcos Chor Maio
  • Thiago da Costa Lopes

Palavras-chave:

História das Ciências Sociais no Brasil. Saúde Pública. Guerreiro Ramos. Departamento Nacional da Criança. Escola de Chicago. Desenvolvimento nacional.

Resumo

O artigo explora a interface entre Saúde Pública e Ciências Sociais no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1940-1950), à luz de sua trajetória intelectual e do desenvolvimento daquelas disciplinas no Brasil. Indica-se como a Saúde foi um elemento-chave para as interpretações de Guerreiro Ramos sobre a Nação e sobre o papel que as Ciências Sociais deveriam assumir no processo de modernização da sociedade. Iniciando sua carreira em agências governamentais, seus primeiros trabalhos sobre Saúde e Infância foram inspirados por abordagens sociológicas norte-americanas, notadamente da chamada “Escola de Chicago”. Nos anos 1950, Guerreiro analisou o problema da mortalidade infantil como resultado de estruturas socioeconômicas subdesenvolvidas e criticou os programas de saúde pública que, a seu ver, estavam desarticulados do objetivo prioritário de industrialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MAIO, M. C.; LOPES, T. da C. Da Escola de Chicago ao Nacional-desenvolvimentismo: Saúde e Nação no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1940 – 1950). Sociologias, [S. l.], v. 14, n. 30, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/30250. Acesso em: 16 abr. 2024.