CHAMADA DE PROPOSTAS DE DOSSIÊ TEMÁTICO PARA REVISTA SOCIOLOGIAS

O projeto editorial da revista contempla duas partes principais: um dossiê temático, específico para cada número, e uma seção diversificada que abrange artigos científicos e de atualização teórico-metodológica, resenhas, notas de pesquisa e entrevistas. A publicação dos trabalhos está condicionada à avaliação anônima por pares (double-blind peer review).

Sociologias é uma revista de orientação pluralista que busca ampliar os espaços para expressão das diversas correntes existentes no campo das ciências sociais, colocando em debate temas e abordagens que constituem a sociologia.

Sociologias integra as redes Scielo Brasil, Seer UFRGS e Redalyc e está indexada atualmente nas seguintes bases de referência:

CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades

DOAJ - Directory of Open Access Journals

SocINDEX with Full Text - EBSCO.

IRESIE. Base de datos sobre Educación - IISUE, UNAM

LAPTOC - Latin American Periodicals Tables of Contents                                         

Latindex (Directorio)
IBICIT – Oasisbr

Periódicos CAPES

Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

Red de Bibliotecas Virtuales de CLACSO

Scielo Brasil

SEER - UFRGS

 

1 INFORMAÇÕES GERAIS

 

1.1 Objetivo: A presente chamada tem por objetivo a convocação de professores e pesquisadores doutores da área de Sociologia e/ou Ciências Sociais para a proposição de dossiês temáticos para as edições de set-dez de 2019 a set-dez de 2020 da revista Sociologias.

 

1.2 Cronograma:

Lançamento da Chamada

06/08/2018

Data limite de submissão de propostas

04/11/2018

Divulgação dos resultados

03/12/2018

 

1.3 Público: Serão aceitas propostas de professores e pesquisadores doutores atuantes na área de Sociologia e/ou Ciências Sociais em âmbito nacional e internacional.

 

2  REQUISITOS VINCULADOS ÀS PROPOSTAS

 

2.1 Conteúdo, proponentes, apresentação e gestão dos dossiês propostos

 

2.1.1 A proposta deve conter:

  • título do dossiê;
  • resumo do tema do dossiê;
  • justificativa que contemple a atualidade, relevância e originalidade do tema;
  • nomes dos autores dos artigos e suas respectivas vinculações institucionais e países de residência;
  • mini Curriculum do(s) organizador(es) e dos autores dos artigos propostos;
  • resumos sintéticos das propostas de artigos.

 

2.1.2 A proposta deve abranger cinco (5) artigos inéditos e um texto do(s) organizador(es), este podendo ser um artigo ou a introdução do dossiê. Os textos podem ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês. Caso a proposta seja aceita para publicação, os textos em inglês e em francês serão traduzidos para o português. As traduções e os originais serão publicados.

 

2.1.3 Os autores de artigos devem estar vinculados a instituições variadas. No caso de uma proposta de dossiê de pesquisadores brasileiros, esta necessariamente deverá contemplar pelo menos três artigos de autores de outros países.

 

2.1.4 O primeiro autor de cada artigo do dossiê deve ter titulação de doutor.

 

2.1.5 Os artigos devem apresentar perspectivas variadas na temática do dossiê, privilegiando-se textos oriundos de pesquisas empíricas.

 

2.1.6 Os temas devem apresentar as seguintes características: originalidade, atualidade, relevância sociológica e consistência teórica e empírica.

 

2.1.7 Os organizadores dos dossiês selecionados serão responsáveis pelo envio dos artigos a pareceristas e pelo acompanhamento do processo de avaliação dos mesmos, tendo em conta a política da revista de avaliação duplo-cega. A secretaria da revista orientará e apoiará os organizadores neste processo. A decisão final sobre os resultados dos pareceres será da editoria da revista.

 

2.2 Divulgação da respectiva edição de Sociologias

2.2.1 O(s) proponente(s) se comprometerá(ão) a organizar pelo menos um evento de lançamento da revista em que figura o dossiê que organizou. Os lançamentos poderão ser eventos específicos ou vinculados a congressos e encontros especializados, com a prévia informação à secretaria da revista (revsoc@ufrgs.br).

 

3 ENVIO DAS PROPOSTAS

As propostas devem ser enviadas para o e-mail revsoc@ufrgs.br com cópia para jal@ufrgs.br, com prazo final de submissão em 04 de novembro de 2018.

 

4 ADMISSÃO, ANÁLISE E JULGAMENTO

4.1 Serão selecionadas pela Comissão Editorial da Revista Sociologias até quatro (4) propostas a serem publicadas entre setembro de 2019 e agosto de 2020.

 

5 ORDEM DE PUBLICAÇÃO

5.1 A ordem de publicação das propostas selecionadas será definida pela Comissão Editorial e, em caso de não aceitação pelo(s) proponente(s) do cronograma estabelecido pela comissão, a proposta poderá ser excluída da seleção.

 

Porto Alegre, 04 de agosto de 2018.

 

Jalcione Almeida, Cinara Rosenfield

Editores