REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA DISTRITAL SUL-CENTRO-SUL NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS

Autores

  • Bianca Menna Ruiz Diaz
  • Cristine Maria Warmling
  • Caroline Konzgen Barwaldt
  • Fabiana Schneider Pires

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v3i2.98045

Resumo

Este número apresenta informações sobre a “Rede de Atenção e Ensino da Gerência Distrital Sul-Centro-Sul (GD SCS)”, que se originou do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n°
42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 11 profissionais de saúde. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que na rede de saúde bucal da gerência
distrital Sul-Centro-Sul de Porto Alegre, a integração ensino-serviço tem produzido o trabalho vivo de forma criativa, promotora do entrelaçamento de novas conexões entre os atores das equipes da atenção primária e especializada, e entre as equipes e a comunidade, a quem direciona novos olhares. Os sujeitos desta integração promovem contatos, cooperação e complementaridade nos itinerários da atenção, aumentam a capacidade de intervenção na rede e ampliam as possibilidades de gerar espaços para a educação transformadora, dirigidas à atuação no território, ainda que de forma incipiente neste momento. Como plano de produção de novas formas de pensar e existir no trabalho, a integração ensino-saúde transforma as práticas de cuidado e ativa processos de subjetivação singulares e coletivos, que catalisam o modo de funcionamento da rede, contribuindo na qualificação do cuidado em saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DIAZ, B.; G. M. R. A Integração Ensino-Saúde e o desenvolvimento da Rede de Atenção à Saúde Bucal na região central e sul do município de Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado Profissional) - UFRGS, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Porto Alegre, 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

DIAZ, B. M. R.; WARMLING, C. M.; BARWALDT, C. K.; PIRES, F. S. REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA GERÊNCIA DISTRITAL SUL-CENTRO-SUL NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 91–95, 2019. DOI: 10.54909/sp.v3i2.98045. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/98045. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Boletim informativo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>