REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL NORTE-HUMAITÁ-NAVEGANTES-ILHAS, PORTO ALEGRE/RS

Caroline Konzgen Barwaldt, Fabiana Schneider Pires, Bianca Menna Ruiz Diaz, Cristine Maria Warmling

Resumo


Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre a Rede de Atenção e Ensino da Saúde Bucal na Gerência Noroeste-Humaitá-Navegantes-Ilhas do município de Porto Alegre/RS. Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se apresentar relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de saúde bucal. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Na Gerência Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas foram realizados um grupo focal (14 pessoas: 2 gestores, 5 cirurgiões-dentistas, 1 técnico em saúde bucal, 2 auxiliares em saúde bucal, 4 estudantes) e uma roda de conversa (18 pessoas: 10 cirurgiões-dentistas, 1 técnico em saúde bucal, 7 auxiliares em saúde bucal). A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde, demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, C. E. M.; BOSI, M. L. M. O desafio da análise de redes de saúde no campo da saúde coletiva. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 424–434, 2017.

BARWALDT, C. K. A Integração Ensino-Serviço na composição da Rede de Atenção à Saúde Bucal na região norte do município de Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado Profissional) - UFRGS, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Porto Alegre, 2019.

MENDES, E. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde,2011, 549p.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE . Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Relatório de gestão 2o quadrimestre, 2017.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Plano Municipal de Saúde 2018-2021, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.