REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL PARTENON-LOMBA DO PINHEIRO, PORTO ALEGRE/RS

Caroline Konzgen Barwaldt, Fabiana Schneider Pires, Bianca Menna Ruiz Diaz, Cristine Maria Warmling

Resumo


Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre a Rede de Atenção e Ensino da Saúde Bucal na Gerência Partenon/Lomba do Pinheiro do município de Porto Alegre/RS. Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se apresentar relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de saúde bucal. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Na Gerência Partenon/Lomba do Pinheiro foram realizados um grupo focal (10 pessoas: 1 gestor, 3 cirurgiões-dentistas, 2 técnicos em saúde bucal, 2 auxiliares em saúde bucal, 1 estudante e 1 usuário) e uma roda de conversa (21 pessoas: 9 cirurgiões-dentistas, 1 técnico em saúde bucal, 8 auxiliares em saúde bucal e 3 estudantes). A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde, demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, C. E. M.; BOSI, M. L. M. O desafio da análise de redes de saúde no campo da saúde coletiva. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 424–434, 2017.

BARWALDT, C. K. A Integração Ensino-Serviço na composição da Rede de Atenção à Saúde Bucal na região norte do município de Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado Profissional) - UFRGS, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Porto Alegre, 2019.

MENDES, E. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde,2011, 549p.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Relatório de gestão 2o quadrimestre, 2017.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Plano Municipal de Saúde 2018-2021, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.