A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE SANTA TEREZA

Autores

  • Vanessa Nogueira Martino Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família. Secretária Municipal de Saúde de Porto Alegre.
  • Fabiana Schneider Pires Professora Permanente Programa de Pós-graduação Ensino na Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Cristine Maria Warmling Professora Permanente do Programa de Pós-graduação Ensino na Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-graduação de Avaliação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v3i2.97942

Resumo

Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre A Integração Ensino-Serviço na Rede de Atenção Primária da Gerência Glória-Cruzeiro-Cristal: Unidade de Saúde Santa Tereza no município de Porto Alegre/RS, que se originaram do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 17 profissionais de saúde: 1 médico, 2 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem, 7 agentes comunitários de saúde; e 2 estudantes da graduação e 2 estudantes da residência multiprofissional. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, P. F. et al. Desafios à coordenação dos cuidados em saúde: estratégias de integração entre níveis assistenciais em grandes centros urbanos. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 286-298, fev. 2010.

ALMEIDA, P. F.; GIOVANELLA, L.; NUNAN, B. A. Coordenação dos cuidados em saúde pela atenção primária à saúde e suas implicações para a satisfação dos usuários. Saúde em Debate, Rio de Janeiro , v. 36, n. 94, p. 375-391, jul./set. 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.º 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Censo demográfico 2010 [online].

MARTINO, V. N. Integração Ensino-Serviço e o desenvolvimento de redes de Atenção Primaria à Saúde em uma gerência de saúde de Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado Ensino na Saúde), Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549p.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

MARTINO, V. N.; PIRES, F. S.; WARMLING, C. M. A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE SANTA TEREZA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 117–122, 2019. DOI: 10.54909/sp.v3i2.97942. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97942. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Boletim informativo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>