A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: SERVIÇOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE

Autores

  • Vanessa Nogueira Martino Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família. Secretária Municipal de Saúde de Porto Alegre.
  • Fabiana Schneider Pires Professora Permanente Programa de Pós-graduação Ensino na Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Cristine Maria Warmling Professora Permanente do Programa de Pós-graduação Ensino na Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-graduação de Avaliação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v3i2.97941

Resumo

Este número apresenta informações sobre “A Integração Ensino-Serviço na Rede de Atenção Primária da Gerência Glória/Cruzeiro/Cristal: Serviços de Atenção Secundária em Saúde no município de Porto Alegre/RS”, que se originaram do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 13 profissionais de saúde coordenadores de serviços: 2 nutricionistas; 5 enfermeiros; 1 pedagoga; 1 psicologia; 1 cirurgião-dentista; 1 fisioterapeuta; 2 técnicos de enfermagem; 2 estudantes da residência multiprofissional. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.

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Referências

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

MARTINO, V. N.; PIRES, F. S.; WARMLING, C. M. A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: SERVIÇOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 111–116, 2019. DOI: 10.54909/sp.v3i2.97941. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97941. Acesso em: 18 abr. 2024.

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