BOLETIM INFORMATIVO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SAÚDE NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS

Autores

  • Caroline Konzgen Barwaldt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Bianca Menna Alvez Ruiz Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Vanessa Martino Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Leonardo Rodrigues Piovesan Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fabiana Schneider Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Cristine Maria Warmling Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i1.88872

Resumo

Para fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde Bucal (RASB) são necessárias formas de organização que permitam a articulação dos serviços existentes. A integração ensino-serviço e a Educação Permanente em Saúde (EPS) devem ser planejadas entre os serviços e instituições formadoras. Para apoiar ações de EPS propõe-se Boletins Informativos, produtos do Mestrado Profissional Ensino na Saúde/UFRGS, divulgando os resultados da pesquisa ‘Avaliação de redes integradas de atenção e ensino na saúde do SUS’ (financiamento CNPq). Os Boletins Informativos são ferramentas para integrar informações de forma simples e concisa. O objetivo é divulgar os resultados de pesquisa qualitativa sobre os efeitos da Integração Ensino-Saúde no estágio de desenvolvimento da RASB em Porto Alegre. Os grupos focais realizados nas oito gerências distritais do município, no período de março a abril de 2018, proporcionaram material de análise para a redação dos boletins no formato de estudos de casos, trazendo dados das entrevistas com falas dos participantes. Os Boletins Informativos serão divulgados de forma digital e hospedados no site da Secretaria Municipal de Saúde. Atividades de EPS serão desenvolvidas nos distritos com os boletins. Os participantes da pesquisa foram profissionais da saúde bucal, gestores, usuários, docentes e discentes. As categorias analíticas utilizadas foram: elementos (população, APS, atenção secundária e terciária, sistemas de apoio, logística, governança e modelos de atenção à saúde) e dimensões reflexivas (unidades mínimas, conectividade, integração, normatividade e subjetividade).  As práticas discursivas demonstram como a integração ensino-saúde orienta a constituição das redes. O acesso à rede é realizado por meio de protocolos e sistema informatizado. Participantes do estudo reconhecem que os estágios nas Unidades de Saúde produzem projetos que contribuem para a territorialização e humanização do acesso dos usuários. Discentes são reconhecidos como movimentadores das informações na RASB e a Universidade como um ponto dessa rede. As reuniões distritais de saúde bucal produzem ações de EPS. Os processos de transformação curricular têm ampliado projetos de integração entre as redes de atenção e de ensino. A divulgação ‘do que fazem e pensam’ os atores envolvidos na integração ensino-saúde através dos boletins informativos deverá apoiar o fortalecimento do processo nas gerências. Além disso, o boletim poderá servir de disparador para ações de EPS nas reuniões de saúde bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Konzgen Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cirurgiã-dentista, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Bianca Menna Alvez Ruiz Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cirurgiã-dentista, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Vanessa Martino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeiro (a), mestrando (a) do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Leonardo Rodrigues Piovesan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeiro (a), mestrando (a) do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fabiana Schneider Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cirurgiã-dentista, professora adjunta da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora do curso de Residência Integrada em Saúde Bucal da UFRGS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina da UFRGS.

Cristine Maria Warmling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Cirurgiã-dentista, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação Avaliação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (MP ATS-SUS/GHC), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-15

Como Citar

BARWALDT, C. K.; DIAS, B. M. A. R.; MARTINO, V.; PIOVESAN, L. R.; PIRES, F. S.; WARMLING, C. M. BOLETIM INFORMATIVO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SAÚDE NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 9–10, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i1.88872. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88872. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos especiais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>