LER, OLHAR E VER: UMA DISTINÇÃO QUE FAZ FALTA!

Autores

  • Fabiana Schneider Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Paulo Peixoto de Albuquerque
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0003-4653-5732

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i3.88836

Resumo

A diferença entre ver e olhar não é só uma distinção semântica ou um jogo de linguagem, mas um lugar ou processo fundamental para a nossa experiência como leitores.

Uma revista eletrônica pode parecer à “primeira vista” que se constitui por elementos que pouco se diferem de outros suportes de informação ou modos de representar uma dada realidade. Entretanto, há nela palavras que provocam diferenças, modos de pensar significantes e singulares que revelam nos seus temas, ações, comportamentos e modos de compreender Educação e Saúde e particularmente Ensino na Saúde. O que acontece em cada número (situações, problemas, fatos curiosos) aponta e sinaliza que estamos submetidos a um mundo de imagens que muitas vezes não entendemos e, por isso, podemos dizer que lemos e não vemos, olhamos e não enxergamos.

Os temas deste número da Saberes Plurais revelam uma dupla situação: a do ver que é diferente do olhar quando se tem como baliza o mundo das Políticas de Saúde, e que o pensar saúde (e tudo que acontece nela) pode ser compreendido como um território/espaço de exercício político.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Schneider Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cirurgiã-dentista, professora adjunta da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora do curso de Residência Integrada em Saúde Bucal da UFRGS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina da UFRGS.

Paulo Peixoto de Albuquerque

Bacharelado em Ciências Sociais, Mestrado em Sociologia da Sociedade Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Sociologia pela Université Catholique de Louvain-la-Neuve. Professor associado da Faculdade de Educação (FACED) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

PIRES, F. S.; ALBUQUERQUE, P. P. de; TOASSI, R. F. C. LER, OLHAR E VER: UMA DISTINÇÃO QUE FAZ FALTA!. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 3–8, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i3.88836. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88836. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>