ENSINO NA SAÚDE – UM CONVITE PARA O CINEMA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v3i1.88659Resumo
Este texto traz reflexões de experiência discente sobre os temas ‘ensino e saúde’ a partir de uma disciplina de um curso de mestrado que aproximou filmes e o ensino na saúde. O uso deste recurso audiovisual convida a todos para a experiência de rever o processo de ensino e aprendizagem, deslocando o pensamento ao observar outras relações que se dão no encontro entre mestres e estudantes, por vezes invertendo o lugar de quem ensina e quem aprende. O objetivo deste texto é explorar uma visão sobre filmes que por cenas, frases ou por seu conjunto, traçou relações com o aprender-ensinar. De poetas e músicos a rebeldes e bruxos, as correlações se descortinam entre ensinar e aprender, e principalmente de viver. Neste texto, exemplos da sétima arte instigam a (re)pensar o quanto podem ser fluidos, polimorfos e inovadores os processos de aprendizagem e o quanto estes processos são pertinentes ao fazer em saúde: inovador, inusitado, singular a cada ato de trabalho, de ensino e de aprendizagem.
Downloads
Referências
COELHO, L.; PISONI, S. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista Modelos, Osório, v. 2, n. 2, p. 144-152, 2012.
LACANALLO, L. F. et al. Métodos de ensino e de aprendizagem: uma análise histórica e educacional do trabalho didático. VII Jornada do HISTEDBR. O trabalho didático na história da educação. Campo Grande, 17 a 19 de setembro de 2007.
Filmes citados
HARRY Potter e a Câmara Secreta. Direção: Chris Columbus. Produção: David Heyman. Londres: Warner Brothers, 2002. 2 DVDs.
HARRY Potter e a Ordem da Fênix. Direção: David Yates. Produção: David Heyman e David Barron. Londres: Warner Brothers, 2007. 2 DVDs.
HARRY Potter e a Pedra Filosofal. Direção: Chris Columbus. Produção: David Heyman. Londres: Warner Brothers, 2001. 2 DVDs.
HARRY Potter e as Relíquias da Morte – Parte I. Direção: David Yates. Produção: David Heyman, David Barron e J.K. Rowling. Londres: Warner Brothers, 2010. 2 DVDs.
HARRY Potter e as Relíquias da Morte – Parte II. Direção: David Yates. Produção: David Heyman, David Barron e J.K. Rowling. Londres: Warner Brothers, 2011. 2 DVDs.
HARRY Potter e o Cálice de Fogo. Direção: Mike Newell. Produção: David Heyman. Londres: Warner Brothers, 2005. 2 DVDs.
HARRY Potter e o Enigma do Príncipe. Direção: David Yates. Produção: David Heyman e David Barron. Londres: Warner Brothers, 2009. 2 DVDs.
HARRY Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Direção: Alfonso Cuarón. Produção: David Heyman, Chris Columbus e Mark Radcliffe. Londres: Warner Brothers, 2004. 2 DVDs.
A SOCIEDADE dos poetas mortos. Direção: Peter Weir. Hollywood: Touchstone Pictures,1989.
APROVADOS. Direção: Steve Pink. Produção; Shady Acres Entertainment; Distribuição: Universal Studios, 2006.
ADORÁVEL Professor (Mr. Holland). Direção: Stephen Herek. Distribuição: Buena Vista Picture, 1995.
ESCOLA do Rock. Direção: Richard Linklater Produção: Scott Aversano, Steve Nicolaides, Scott Rudin. Distribuição: Paramount Pictures, 2003.
O PODER Além da Vida. Direção: Victor Salva. Produção: DEJ Productions, MHF Zweit Film, e Distribuição: Focus Filmes (DVD, Brasil), 2006.
O CLUBE do Imperador. Direção: Michael Hoffman. Produção Beacon Communications. Distribuição: Universal Pictures, 2002.
O AMOR é contagioso (Patch Adams). Direção: Tom Shadyac Produção Universal Studios. Distribuição: Universal Pictures. EUA, 1998.
O QUE DE VERDADE IMPORTA. Direção: Paco Arango Produção: Paco Arango, Michael Volpe, Enrique Posner. Distribuição; Anagrama Filmes, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).