METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO FORMATIVO EM SAÚDE

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DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i3.88488

Resumo

As metodologias ativas propõem que o indivíduo seja colocado no centro do processo de ensino-aprendizagem, estimulando-o e transformando-o no principal agente de seu desenvolvimento crítico e reflexivo. Este ensaio tem o propósito de discutir a utilização dessas metodologias ativas e sua contribuição na formação de profissionais da saúde. As mudanças no campo da ciência e tecnologia e também na sociedade provocam uma necessidade de rever a forma de praticar o processo educativo. Estudos sugerem o estímulo da autonomia, da relação dialética entre docente e discente, do respeito, da responsabilização, da reflexão crítica e da ressignificação. Para se atingir essa proposta, são necessárias mudanças das políticas educacionais e das posturas docente e discente. A problematização, como exemplo de metodologia ativa, situa o estudante ao problema e à realidade, favorecendo o exercício da ação-reflexão-ação. A avaliação dos resultados deve ser adequada ao processo educativo em uso, sendo caracterizada pela autoavaliação, colaboração, planejamento, dinâmica, estimulação, compreensão e confronto de experiências. A busca da qualidade do que se aprende e se ensina torna-se importante por considerar a diversidade dos sujeitos, seus ritmos de aprendizagem, dificuldades e interesses individuais e coletivos. Tal valorização impulsiona o uso das metodologias ativas, resultando na formação de profissionais mais críticos e comprometidos.

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Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues Reser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Farmacêutico. Mestrando do PPG Ensino na Saúde - Mestrado Profissional. UFRGS.

Cristine da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Mestranda do PPG Ensino na Saúde - Mestrado Profissional. UFRGS.

Sabrina Lacerda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Mestranda do PPG Ensino na Saúde - Mestrado Profissional. UFRGS.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

RESER, M. R.; ROCHA, C. da; SILVA, S. L. da. METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO FORMATIVO EM SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 91–103, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i3.88488. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88488. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios e debates